segunda-feira, 1 de outubro de 2007

Relatos do terceiro dia do II ENSL e I LIVRE-SE.

O Terceiro e último dia do II ENSL: Encontro Nordestino de Software Livre e I LIVRE-SE foi marcado por palestras nas áreas de seguranças de rede, novos projetos, II Olimpíada de Robótica Livre e com a reunião de Grupos de usuários para acertar a direção do III ENSL.

O dia começou com a apresentação de uma nova ferramenta desenvolvida por Beraldo Leal chamada de KIDS - Kernel Intrusion Detection System, que consiste em análisar o tráfego da rede. O próprio Beraldo descreve sua ferramenta:

Momento da Palestra de Beraldo Leal


"Para quem não sabe, estou trabalhando em um projeto desde do início deste ano, chamado Kernel Intrusion Detection System - KIDS, este projeto visa o desenvolvimento de, entre outras partes, um módulo para o kernel 2.6 que fará a parte principal de um Network IDS, a captura e análise dos pacotes de redes, tentando com isso obter um melhor desempenho, que as aplicações que utilizam a libpcap. Este projeto não tem por objetivo "concorrer" com os NIDS já existentes, é apenas uma prova de conceito, porém o módulo que faz a captura dos pacotes, pode muito bem ser utilizada por estes IDSs, já que está sob GPL"

Momento da Palestra de Beraldo Leal



Logo após a palestra de IDS de Beraldo, aconteceu a minha palestra: HLBR - Um IPS Invisível no Auditório Terra Caída. A palestra foi bastante proveitosa, pois deu tempo de vermos todos os conceitos, fazer a instalação e tirar as dúvidas dos participantes e vermos alguns vídeos da ferramenta em ação.

Momentos da minha Palestra sobre o IPS HLBR.

Momentos da minha Palestra sobre o IPS HLBR.


Demonstração dos vídeos de Ataques a servidores de rede


Demonstração dos vídeos de Ataques a servidores de rede

Depois tivemos a oportunidade de conhecer uma nova distribuição formulada por 3 garotos que estava fazendo sucesso lá no evento: O KinuX.

Tela do KinuX

A descrição da Wikipedia é a seguinte:

"KinuX é uma distribuição Linux baseada em Slackware. Dentre tantas outras distribuições, ele utiliza diversas ferramentas que auxiliam o usuário a ter um maior controle do sistema. Ele utiliza o Slapt-Get como ferramenta de instalação e remoção de pacotes, sendo assim, ele possui suporte a dependências.

A distribuição é desenvolvida pelo "Esquadrão do KinuX", constituído por três amigos e mais duas engines (Engi e Kinux)."
Porém o "Esquadrão do KinuX" me revelou em entrevista que a versão atual não é mais baseada no Slack e que a próxima versão, a 4.0 será será feita sob o padrão LSB e que teriam a ajuda do Projeto Fedora de Aracaju.

A demonstração do KinuX foi de encher os olhos, os garotos se preocuparam muito com o visual da distro que vem originalmente em formato LIVE-DVD. E prometeram um recurso muito interessate: "Nossa distribuição irá instalar qualquer tipo de pacote, seja ele DEB, RPM, TAR.GZ, PKG..., vamos elaborar um programa que adapte a qualquer necessidade do usuário para instalar o programa, seja ele em qual formato for, deixando o usuário livre do formato de pacotes da distruição", informou um dos integrantes do "Esquadrão KinuX". O projeto é promissor, a galera é jovem e vamos ver no que vai dar. Eu desejo sucesso ao Esquadrão!!!!

"Esquadrão KinuX"


Ao final da tarde, tive a oportunidade de ver uma palestra de Animações em Linux, onde o Palestrante Wille falou das técnicas de desenho 2D e 3D. Foram citados tipos de animações, e programas utilizados.

Momentos da Palestra de Wille

Na área de animação, o palestrante Wille citou o MUAN, StopMotion, Gimp e Cinelerra. Em animação 2D com a técnica de Keyframe, foram demonstrados o Synfig, Spalah, Swftools, Uira e Jashaka. Em animação 3D foi mostrado o Povray, Blender, MakeHuman (para construção de seres humanos e monstros) e Ngplant (para renderização de plantas e flores).

Em especial, foi mostrado um filme livre chamando "Elephant Dreams" que foi feito pela comunidade e tem um altíssimo nível de perfeição de detalhes. O "Fonte" do filme pode ser baixado no site da comunidade e tem o tamanho de 2 DVDs.

Exibição do Filme "Elephant Dreams"



O Filme Elephant Dreams

Houve também uma mini-concentração no nosso estande (Grupo de Usuários Debian-PE) para encerrar os trabalhos da feira, que segundo Marcelo Santana, apesar de muito cansativo, tivemos sucesso!!!

Galera do Grupo Debian-PE

Ao final do dia, houve a cerimônia de encerramento, com o pessoal da II Olimpíada de Robótica apresentando seus trabalhos, e chamou a atenção de todos os congressistas, porém nenhum dos "brinquedinhos" conseguiram ficar pronto em tempo hábil, pois o tempo de 2 dias para construção de robôs a partir de sucatas e ainda construir a placa de interface e o programa para manipulação foi muito curto, apesar dos participantes passarem quase 48 horas no ar fazendo o projeto. Mesmo assim levaram tudo o que fizeram e foi apresentado: Um robô jogador de futebol, uma grua, uma lancha e um robô câmera de vigilância.
O ponto positivo foi que todos os participantes fecharam um grupo e vão terminar os quatro projetos e avisar a comunidade!

Oficina de Robótica. Projeto: "Carro Minhoca"

Oficina de Robótica. Projeto: "Câmera de Vigilância"


Oficina de Robótica. Projeto: "Carro Minhoca"

Oficina de Robótica. Projeto: "Robô jogador de futebol"

Cooperação entre equipes

Fazendo a placa de circuitos

Fazendo a placa de circuitos

Elaboração do software de controle dos robôs

Apresentação dos Trabahos durante a cerimônia de encerramento.


Apresentação dos Trabahos durante a cerimônia de encerramento.


Apresentação dos Trabahos durante a cerimônia de encerramento.

Na cerimônia de encerramento foi anunciando que o próximo ENSL na sua terceira edição acontecerá em Salvador-BA, na minha terra natal! Estaremos lá com certeza!



A equipe organizadora do II ENSL trouxe que o número total de participantes por dia era de cerca de 700 pessoas e mais 100 palestrantes totalizando 180 horas de atividades nos 3 dias.

Gostaria de agradecer a todos que prestigiaram a cobertura do evento!

Saudações Livres!

Dailson Fernandes

Links:
Beraldo Leal e KIDS: http://beraldoleal.com
KINUX: http://kinux.codigolivre.org.br
LSB: http://www.linux-foundation.org/en/LSB e http://en.wikipedia.org/wiki/Linux_Standard_Base
Site do Palestrante Wille: http://wille.wordpress.com
Estúdio Livre: http://www.estudiolivre.org
Elephant Dreams: http://www.elephantsdream.org/
Grupo de Usuários Debian de Pernambuco: http://pe.debianbrasil.org
Site do HLBR: http://hlbr.sourceforge.net
Site Oficial do ENSL: http://www.ensl.org.br/site/
Detalhes da Olimpíada de Robótica: http://www.ensl.org.br/site/modules/oficinas/index.php?pagenum=3
Robótica Livre: http://www.roboticalivre.org/portal/


6 comentários:

  1. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  2. Olá Dailson,

    Como disse anteriormente, gostaria muito de ter ido, mas... . Muito obrigado pela cobertura. A idéia de agrupar trabalhos conjuntos como a oficina de robótica é estimulante. Vale salientar que vários grupos que trabalham com robótica (não kits de montagem) utilizam o GNU/Linux como plataforma de desenvolvimento e execução.

    Sobre a próxima cidade do evento, gostei bastante da escolha, porém, gostaria de saber qual grupo ficou engajado como organizador principal, ou quais grupos? Houve a iniciativa pública declarada, ou ficará com organizações de usuários de software livre? A iniciativa privada se manifestou?

    Abraços,
    Rafael

    ResponderExcluir
  3. Bom Rafael,

    Lá na hora chamaram um rapaz de um grupo linux da Bahia, mas sinceramente eu não prestei atenção direito em qual grupo ele fazia parte. Acho que não ficou nas mãos de grupos e sim de um grupo.
    O cara falou lá que iria tentar fazer um evento tão grandioso como o de Aracaju e ponto final, não entrou em detalhes.... Mas jájá começará a acontecer os movimentos para tal evento.

    Dailson Fernandes

    ResponderExcluir
  4. opa, dailsos

    valeu pelo post e pelo link

    deixei meus relatos do ensl em http://wille.wordpress.com/2007/10/02/relatos-do-ii-ensl/

    wille

    ResponderExcluir
  5. Dailson, vlw mesmo pelo post...

    Sou do "Esquadrão do KinuX", sou Otávio.

    Vlw mesmo pelo post, agradecemos muito por você ter gostado do KinuX, aguarde e logo logo teremos mais novidades para o mesmo [:P]

    ResponderExcluir
  6. Ok Otávio

    Quando tiver prontas as alterações e/ou o site manda notícia pra gente fazer uma análise, testar e prublicar os resultados.

    Um abraço e sucesso!

    Dailson

    ResponderExcluir