domingo, 30 de setembro de 2007

Relatos do Segundo dia do II ENSL e I LIVRE-SE.

O Sábado foi marcado pelo início das oficinas. Pela manhã foi o curso de LDAP com Clauder Lima. Em paralelo começou a II Olímpiada de Robótica Livre liderada por Danilo Rodrigues César. Estas duas oficinas ocorreram nas salas Aruana e Caueira. Os estandes continuaram com as prestações de serviços, instalação e informação aos participantes. Só que hoje a quantidade de pessoas aumentou muito e o evento ficou mais movimentado e participativo.
O Laboratório montado para os cursos foi de excelente qualidade com máquinas com monitor de LCD e Ubuntu instalado. O curso de LDAP foi bastante concorrido e muita gente se espremeu na sala para acompanhar o treinamento


Momentos do Curso de OpenLDAP


Momentos do Curso de OpenLDAP


A tarde a COISA FICOU PRETA!!!, calma, não foi nenhum problema não... esse foi o tema do minicurso de Júlio C. Neves (o pai do shell). O minicurso ministrado por ele teve o título: "Vendo a coisa preta" fazendo uma alusão a tela preta do console do linux. Desta vez a sala ficou definitivamente entupida de gente, para ver uma aula animada, descontraída e bastante eficaz no uso do Shell do Linux. Júlio usou da sua experiência e usou muitos macetes e loucuras que ele descobriu lendo o código fonte do Bash.


Júlio C. Neves ministrando sua aula


Momentos do Curso de Shell com Júlio C. Neves


Eu e Júlio, o Pai do Shell


Durante todo o dia aconteceram diversas palestras do IV Fórum Gnome. Pela manhã, aconteceram as palestras "Gnome 2.20 - O novo Gnome turbinando seu Desktop" e "Como contribuir com o Gnome". A tarde o fórum continuou com a apresentação da palestra: "SuSE do Desktop ao Servidor" por Carlos Ribeiro da Novell


IV Fórum Gnome

Ao final do dia, Silvio Palmieri apresentou o Xoops, um CMS (Gerenciador de Conteúdo Web) junto com Davi Thiesse, Jenilson Gomes e Marcelo Brandão. A palestra envolveu tópicos básicos indo desde a instalação e configuração do Xoops, até a apresentação de módulos e APIs para este sistema.


Eu e Sílvio Palmieri... Fã incondicional do Linux.
Leva o Pinguim (Tux) tatuado no braço.



Foto batida pelo "Louco" Carlos Ribeiro da Novell

Em paralelo com a palestra de Xoops, Sérgio Amadeu estava no auditório Atalaia falando sobre as armadilhas que o mundo quer pregar em nome da segurança. Em sua palestra citou um projeto de lei que quer acabar com o anônimato na internet, fazendo com que todo o acessos seja identificado e todo o conteúdo rastreado, ferindo assim todo o direito que nós cidadãos temos de ir e vir.


Sérgio Amadeu na sua palestra


Momentos da Palestra de Sérgio Amadeu no Auditório Atalaia


Eu e Sérgio Amadeu


Finalizando o sábado, aconteceu uma das palestras mais esperadas do evento. Nathan Wilson da DreamWorks apresentou como a empresa adotou o Linux e Gnome definitivamente em toda a sua área de produção dos filmes de animação como Shrek. A palestra contou com uma mega estrutura de tradução simultânea com pontos individuais sem fio para cada participante. O Auditório Atalaia estava totalmente cheio e durante uma hora Nathan falou da DreamWorks e dos projetos da Empresa. Durante esta palestra, não foram permitidas fotos e nem gravação de áudio nem uso de celular. Isto foi uma exigência do palestrante. O lado positivo disto é que fomos presenteados com trailers inéditos e imagens dos próximos filmes da DreamWorks que irão para as telas em 2008 e 2009.
Nathan falou do grande sucesso que foi Shrek III para a companhia e revelou que neste Natal haverá um especial da Família Shrek para os fãs do Ogro mais famoso do mundo. Não garantiu que passaria no Brasil, mas disse que já está tudo certo para o mercado Norte Americano. Logo após foi mostrado um belíssimo vídeo institucional da companhia que exibiu as dependências da empresa, estações de trabalho, ilhas de edição, salas de videoconferência, os clusters de rendereizaçãos dos filmes e o dia a dia dos funcionários que é dividido em muito trabalho e momentos de lazer.
Nathan exibiu alguns números envolvidos na produção de um filme como Shrek ou Espanta Tubarões, algo como 24 meses de trabalho, mais 18 meses de produção, 30 TB de disco, 10.000.000 de horas de renderização e mais de 400 profissionais envolvidos. A DreamWorks sempre trabalha em vários filmes simultaneamente e tem conseguido lançar seus produtos com regularidade de dois filmes por ano. A companhia usa Red Hat Linux Enterprise 4 e desde 2002 que seus filmes são produzidos totalmente neste Sistema Operacional. As máquinas usam processadors AMD Opteron de 64 bits. Nathan citou laços fortes da DreamWorks com a comunidade de Software Livre. Citou parcerias com a FreeBSD, Python, Mesa, CVS, Vim e ZThread.
Ao final da palestra exibiu um trailer inédito do filme "Bee Movie" que irá estreiar aqui no Brasil no dia 7 de Dezembro.


Estrutura de Tradução Simultânea. Fones de ouvidos para todos os participantes. Ao fundo o "Louco" Carlos Ribeiro da Novell


Eu e Nathan Wilson da DreamWorks


Referências:
Site do Xoops: http://xoopsbr.org/
Site da DreamWorks: http://www.dreamworks.com/
LDAP: http://www.openldap.org
Júlio C. Neves: http://www.julioneves.com
Download das Palestras do Júlio C. Neves: http://twiki.softwarelivre.og/bin/view/TWikiBar/MeusArquivos


4 comentários:

  1. O "cabo" Julio sempre acompanhado de belas donzelas e Samadeu, pequeno como sempre. Esta turma é da boa mesmo!

    Saudades da trupe.

    Abraços desde Timor-Leste à todos e parabéns pelo evento.

    Paulino Michelazzo

    ResponderExcluir
  2. Gostaria de parabenizá-lo pelo ótimo relato do evento. Não estive presente por falta de tempo($) mas deu pra sentir que foi muito maneiro. Essa semana estarei presente no Linux Park São Paulo e Forum de Software Livre do Rio de Janeiro e também estarei relatando. Espero fazer um trabalho interessante como o seu.

    André Nunes

    ResponderExcluir
  3. Muito legal seu relato! Mesmo pra quem não foi deu pra ter uma idéia geral do que aconteceu... Parabénss!!!!

    ResponderExcluir
  4. ae menino valeu pelo relatorio fiquei muito feliz e para nao perder o costume.

    Morte ao Windows e a Steve Ballmer já que bill se aposentou...

    ResponderExcluir