sexta-feira, 28 de setembro de 2007

Relato do Primeiro dia do II ENSL

O primeiro dia do II ENSL – Encontro Nordestino do Software Livre e I LIVRE-SE – Encontro Sergipano de Software Livre começou em altíssima voltagem!! O Evento está muito bem organizado, com uma super estrutura de recepção aos congressistas e palestrantes além de Estandes das mais diversas empresas do ramo e de Grupos de Usuários de várias partes do Brasil.


Entrada do Centro de Convenções de Sergipe

Recepção aos Palestrantes e Participantes

Recepção aos Palestrantes e Participantes

Estandes


Estandes

Estandes

Estandes

Estandes


O evento ocorre simultaneamente em seis auditórios. Todos equipados com excelente esquema de som, microfones sem fio para o palestrante e para o público e projetores.

Hoje o evento começou as 9:00 hs. A equipe organizadora tomou cuidado para que as palestras concorrentes não fossem do mesmo assunto. Por exemplo: quem foi ver palestras de Administração de Redes, Segurança e Infra-Estrutura, tem uma palestra por hora e assim ocorre com todas as áreas que tem palestras como Software Livre na Educação, Fórum Gnome, Inclusão Digital, Desktop, Casos, Ecossistemas do Software Livre, Inovação e Tecnologia, Comunidade e Filosofia, Administração de Sistemas, Jogos e Multimídia, Inovação e Tecnologia, Desenvolvimento e Banco de Dados Web e Oficinas.

Auditório Atalaia

Auditório Pirambu.

Durante o Evento irão acontecer algumas oficinas interessantes:

Durante o Sábado:

Shell Script com Júlio C. Neves de 14:00 às 18:00hs.
II Olimpíada de Robótica Livre

No Domingo:

Migração de Aplicativos .NET para plataformas livres com Mono de 09:00 às 16:00 hs
Moodle – Software Livre e Educação On-line: 14:00 às 16:00 hs.

A presença maciça do GNOME no evento é perceptível a todos. Está acontecendo o IV Fórum GNOME. Durante toda a grade existem palestras e reuniões quase todas as horas do congresso.

O Grupo de Usuários Debian de Pernambuco esteve presente, no nosso estande além de lembranças e camisas, instalação de Sistema Debian e CDs de brinde para os visitantes.


Estande do Grupo de Usuários Debian-PE

Aconteceu hoje também o Primeiro Encontro Nordestino de Usuários Debian, liderado por Marcelo Santana do Grupo de Usuários Debian de Pernambuco, onde ficou decidido entre outras resoluções o apoio massivo ao projeto Debian-CDD.

Tive a oportunidade de ver o que quase todo mundo vê por foto. O OLPC, o famoso notebook de $100 que já custa $188 :) Tivemos a oportunidade de testá-lo, ver seu funcionamento e praticidade do equipamento, que é equipado com uma distribuição modificada do Fedora e funcionou perfeitamente durante todo o dia de hoje com a rede wireless funcionando e acessando sites, batendo fotos e mais algumas funcionalidades.


O OLPC!!

Parte traseira do OLPC

Note que nesta foto a câmera do OLPC está ligada filmando o fotógrafo...


Tivemos a grata oportunidade de vermos uma palestra com o Jovem Rodrigo no auditório principal demonstrando o OLPC. De fato um projeto promissor... mas esperamos que não suba mais o preço ;)


Rodrigo no estande do Fedora Brasil com o OLPC.


Rodrigo no estande do Fedora Brasil com o OLPC.


Aconteceu também na sexta-feira uma palestra da Microsoft, onde o principal tema do palestrante foi: “A Microsoft quer ajudar o Software Livre”, meio cético o público ouviu atento mas não fez nenhuma pergunta ao final da apresentação.


Palestra da Microsoft no auditório Terra Caída


Palestra da Microsoft no auditório Terra Caída


Tive a grata oportunidade de encontrar amigos e personalidades do Cenário do Software Livre nesta sexta-feira. Abaixo, algumas fotos.


Eu e Marcelo Santana no estande do Debian-PE.

Quem não é das antigas no Linux e não lembra da célebre frase: "Que Diabos é Linux????". Pois é... quando ninguém sabia o que era o Linux, o Hugo Cisneiros estava lá pronto para ajudar a comunidade (que nem existia ainda) e escrever um manual em português para divulgar o Linux... Foi assim que em 1997 surgiu a primeira versão do "The Linux Manual"...


Eu e Hugo Cisneiros no estande do Debian-PE.



Mais uma foto com Hugo,
só que desta vez ele está com a cara do
Kiko Loureiro :) ...


Um abraço a todos e amanhã tem mais!!!!


Para Saber mais sobre o II ENSOL:
http://www.ensl.org.br
Grade de Palestras: http://grade.ensl.org.br

Grupos de Usuários Debian de Pernambuco:
http://pe.debianbrasil.org/cgi-bin/view/DebianPE/WebHome


4 comentários:

  1. Parece que o evento está excelente!

    Só um detalhes, o nome do evento é Encontro "Nordestino" e não "Nacional".

    Gostaria de ter ido, mas fiquei impossibilitado, valeu pelo relato Dailson! Vou acompanhar os relatos dos demais dias.

    ResponderExcluir
  2. Ok Rafael

    Foi força do hábito...
    Já foi corrigido!!

    Dailson

    ResponderExcluir
  3. Parabéns pela cobertura. Só uma observação importantíssima: ninguém fez perguntas para a Microsoft porque simplesmente não houve espaço para perguntas.

    Eu estava lá. Eu tinha perguntas a fazer. E a Patrícia (que também palestrou no evento) tinha uma página cheia delas. Infelizmente, por exigência da Microsoft, não houve espaço para perguntas.

    No mais, parabéns mais uma vez pela cobertura. Abraços.

    ResponderExcluir
  4. Ok Bardo

    Eu realmente não sabia deste fato importante... Cheguei um pouco depois do início da palestra e não sabia que as perguntas estavam vetadas... Então fica aqui o seu registro e a minha correção!

    Obrigado!

    Dailson Fernandes

    ResponderExcluir