sexta-feira, 5 de dezembro de 2008

Como saber que distribuição Linux você está usando??? - II A Missão


Por isso é que sempre digo, que a comunidade faz a força!!!
Escrevi o seguinte artigo por causa da dúvida de um colega e logo no primeiro comentário, o meu amigo Jorge Pereira mostra que além dos meus métodos arcaicos, existe um comando que resolve o meu problema. É o comando lsb_release.
No Ubuntu ele já vem instalado por padrão, porém no Debian, tive que fazer a instalação manualmente, através do apt-get.
Só para não passar em branco, o LSB - Linux Standard Base é a adoção de uma padronização que a maioria das distribuições Linux estão tomando. Para que toda distribuição Linux tenha arquivos, comandos e diretórios no mesmo local e de sintaxe igual.
Para instalar no Debian, faça:

# apt-get install lsb-release

Só uma observação: A instalação deste programa não quer dizer que você está instalando o padrão LSB, você está apenas instalando um utilitário LSB. ;-)

Depois faça:

lsb_release -a para saber que distribuição você está utilizando.

Veja o resultado no Ubuntu:
lsb_release -a
No LSB modules are available.
Distributor ID: Ubuntu
Description: Ubuntu 8.04.1
Release: 8.04
Codename Hardy

No Debian:
lsb_release -a
No LSB modules are available.
Distributor ID: Debian
Description: Debian GNU/Linux 4.0 (etch)
Release: 4.0
Codename Etch

Agradeço a Jorge pela força!

Vida Longa ao SL!

5 comentários:

  1. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  2. Também é possível descobrir dando um cat no arquivo issue

    #cat /etc/issue
    Debian GNU/Linux 3.1 \n \l

    cara eu também instalei no debian o lsb_release só que ele não trouxe a informação correta...
    Estou com a versão 3.1 e olha o que o lsb_release me informou
    debian:/etc# lsb_release -a
    No LSB modules are available.
    Distributor ID: Debian
    Description: Debian GNU/Linux 4.0r5 (etch)
    Release: 4.0r5
    Codename: etch

    flw cara... da uma passada no meu blog...

    ResponderExcluir
  3. Parabéns Cara

    me ajudou mto esse comando

    sou estagiario e estou fazendo inventario dos SRV

    e aqui tem várias distribuições instaladas

    At.
    Fábio Raul
    fabiosabio@gmail.com

    ResponderExcluir