sexta-feira, 5 de setembro de 2008

Cuidado com as Licenças: Google Chrome X Google Chromium

O navegador Google Chrome é OpenSource, porém há um grande contraste entre o OpenSouce e seus termos de licenciamento. A sua licença lançada é bastante rígida e fere diretamente os direitos dos usuários no que tange a sua privacidade e alterações no código fonte. O Navegador OpenSource é o Google Chromium veja em http://code.google.com/chromium/ Ou seja, parece que o licenciamento Free OpenSource é para os dois, mas a licença é lida na página do Chromiu e o que você baixa é o Chrome, ou ainda o Chrome é OpenSource, porém o licenciamento é lido na página do Chromiu.... Bom ... vamos tentar entender...
Além desta confusão, alguns analistas acham que o Chrome é um tiro no coração do Firefox ( o que na verdade eu não acho ) já que a Mozilla contra atacou nestes últimos dias prometendo melhoras na performance.
Veja um trecho da licença do Chrome, traduzido (tradução livre) para Português do Brasil:

11. Licença de conteúdo do usuário

11.1 O usuário retém direitos autorais e quaisquer outros direitos que já tiver posse em relação ao Conteúdo que enviar, postar ou exibir nos Serviços ou através deles. Ao enviar, postar ou exibir o conteúdo, o usuário concede ao Google uma licença irrevogável, perpétua, mundial,
isenta de royalties e não exclusiva para reproduzir, adaptar, modificar, traduzir, publicar, distribuir publicamente, exibir publicamente e distribuir qualquer Conteúdo que o usuário enviar, postar ou exibir nos Serviços ou através deles. Essa licença tem como único objetivo permitir ao Google exibir, distribuir e promover os Serviços, e ela poderá ser revogada para alguns deles, conforme definido nos Termos Adicionais.

11.2 O usuário concorda que essa licença inclui o direito do Google de disponibilizar esse Conteúdo a outras empresas, organizações ou indivíduos com quem o Google tenha relações para o fornecimento de serviços licenciados e para o uso desse Conteúdo relacionado ao fornecimento desses serviços.

11.3 O usuário compreende que o Google, ao efetuar as etapas técnicas necessárias para fornecer os Serviços aos nossos usuários, pode (a) transmitir ou distribuir o seu Conteúdo por várias redes públicas e em várias mídias de dados; e (b) efetuar as alterações necessárias ao Conteúdo do usuário para ajustar e adaptar esse Conteúdo aos requisitos técnicos de conexão de redes, dispositivos, serviços ou mídia. O usuário concorda que essa licença permitirá ao Google realizar tais ações.

11.4 O usuário confirma e garante ao Google que tem todos os direitos, poderes e autoridade necessários para outorgar a licença citada anteriormente.


Entretanto no item anterior parece que o existe restrição quanto a cópia
e redistribuição do software (???)...

Vejam outro trecho da licença:

10. Licença do Google

10.1 O Google concede ao usuário uma licença pessoal, internacional, isenta de royalties, não atribuível e não exclusiva para utilizar o software fornecido ao usuário como parte dos Serviços fornecidos pelo Google (denominado como “Software” a seguir). Essa licença tem como único objetivo permitir o uso, por parte do usuário, dos benefícios dos Serviços tal como são fornecidos pelo Google, da forma permitida pelos Termos.

10.2 O usuário não poderá (nem poderá permitir a outra pessoa) copiar, modificar ou criar uma obra derivada do código-fonte, tampouco realizar engenharia inversa, descompilar ou, de algum outro modo, tentar extrair o código-fonte do Software ou de qualquer parte que o componha, a menos que seja expressamente permitido ou previsto por lei, ou que o usuário tenha sido especificamente autorizado por escrito pelo Google a fazê-lo.

10.3 A menos que o Google tenha concedido uma permissão específica, por escrito, para fazê-lo, o usuário não poderá transferir (ou conceder uma sublicença de) seus direitos de utilização do Software, conceder uma garantia relativa aos seus direitos de utilização do Software ou, de
algum outro modo, transferir qualquer parte dos seus direitos de utilização do Software.

Mas não era OpenSource ????

Veja que você entra na página do Chrome, mas a licença é lida na página do Chromium
Veja em: http://www.google.com/chrome/eula.html e a licença vai para http://code.google.com/chromium/terms.html

"Após protestos online por licença irrevogável e perpétua sobre conteúdo publicado pelo Chrome, Google muda Termos de Uso do navegador. O Google mudou o contrato de uso do navegadorChrome após protesto sobre uma cláusula que supostamente transferia ao buscador direitos totais sobre conteúdo publicado pelo usuário por meio do browser. Na versão original dos termos de uso, o artigo 11 dava ao Google "uma licença irrevogável, perpétua, mundial, isenta de royalties e não exclusiva para reproduzir, adaptar, modificar, traduzir, publicar" conteúdos publicados pelo usuário dentro do Chrome. "Tudo bem, temos outra teoria da conspiração para desmontar. Após ler o Termo de Serviço do Chrome, algumas pessoas estão preocupadas que o Google está tentando tomar os direitos de tudo que você faz no Chrome", afirmou Matt Cutts, líder da divisão Antispam do Google, em seu blog. Cutts pediu explicações para a conselheira sênior de produtos do Google, Rebecca Ward, que afirmou que o buscador estava trabalhando para remover determinada linguagem do artigo 11 dos termos. No final desta quarta-feira (03/09), o Google oficialmente mudou o documento, abrindo o artigo com a frase "Você retém direitos autorais e quaisquer outros direitos que já possui sobre Conteúdo enviado, publicado ou reproduzido em ou por Serviços". Segundo Ward, o novo texto terá validade retroativa, atingindo aqueles que baixaram e já usam o navegador."

Fonte http://idgnow.uol.com.br/internet/2008/09/04/chrome-google-muda-termo-de-uso-apos-protesto-por-direitos-de-conteudo/

"Tudo bem, temos outra teoria da conspiração para desmontar. Após ler o Termo de Serviço do Chrome, algumas pessoas estão preocupadas que o Google está tentando tomar os direitos de tudo que você faz no Chrome", afirmou Matt Cutts, líder da divisão Antispam do Google, em seu blog.

Após alteração, o texto da licença ficou desta forma:

11. Licença de conteúdo do usuário

11.1 O usuário retém direitos autorais e quaisquer outros direitos que já tiver posse em relação ao Conteúdo que enviar, postar ou exibir nos Serviços ou através deles. Ao enviar, postar ou exibir o conteúdo, o usuário concede ao Google uma licença irrevogável, perpétua, mundial, isenta de royalties e não exclusiva para reproduzir, adaptar, modificar, traduzir, publicar, distribuir publicamente, exibir publicamente e distribuir qualquer Conteúdo que o usuário enviar, postar ou exibir nos Serviços ou através deles. Essa licença tem como único objetivo permitir ao Google exibir, distribuir e promover os Serviços, e ela poderá ser revogada para alguns deles, conforme definido nos Termos Adicionais.

11.2 O usuário concorda que essa licença inclui o direito do Google de disponibilizar esse Conteúdo a outras empresas, organizações ou indivíduos com quem o Google tenha relações para o fornecimento de serviços licenciados e para o uso desse Conteúdo relacionado ao fornecimento desses serviços.

11.3 O usuário compreende que o Google, ao efetuar as etapas técnicas necessárias para fornecer os Serviços aos nossos usuários, pode (a) transmitir ou distribuir o seu Conteúdo por várias redes públicas e em várias mídias de dados; e (b) efetuar as alterações necessárias ao Conteúdo do usuário para ajustar e adaptar esse Conteúdo aos requisitos técnicos de conexão de redes, dispositivos, serviços ou mídia. O usuário concorda que essa licença permitirá ao Google realizar tais ações.

11.4 O usuário confirma e garante ao Google que tem todos os direitos, poderes e autoridade necessários para outorgar a licença citada anteriormente."

Fonte: http://www.google.com/chrome/eula.html

Este alerta foi dado por Anahuac de Paula Gil no Grupo de Usuários da Paraíba.

As mensagens deste post pode ser acompanhado em:

http://listas.glugpb.org.br/pipermail/glugpb/2008-September/002438.html

Referências:

http://www.google.com/chrome/
http://www.chromium.org/
Grupos de Usuários da Paraíba

Nenhum comentário:

Postar um comentário