terça-feira, 17 de novembro de 2009

Cuba se prepara para trocar o Windows pelo Linux



As autoridades Cubanas se preparam seriamente para deixar o sistema operacional Windows e usar o software livre GNU/Linux no lugar, assim evitando qualquer  sanção ao usar esse sistema de computador por parte do dono do Windows, a gigante Microsoft.

Mais de 3800 técnicos foram treinados no país e Ciego de Ávila, localizada na parte noroeste da ilha é um bom exemplo disso. Nessa província há cerca de 600 pessoas tendo cursos intensivos de quatro meses para aprender sobre o uso do Linux e trocar o sistema operacional Windows.

É uma medida voltada para quebrar a dependência em programas que estão sobre o controle de seus donos americanos, e também antecipando qualquer contestação dos donos das patentes pelo uso desse sistema em Cuba, que não pode ser pago por conta do embargo comercial americano, entre outros motivos.

É por isso que as Autoridades Cubanas decidiram treinar seus especialistas entregando o Linux e o Operador de Computador a cursos que iniciaram no final de 2005.



No último Domingo, 9 de Setembro, o país celebrou o 20º aniversário da tão clamada fundação "Clube de Computadores para Jovens"; idéia que foi promovida pelo presidente Cubano Fidel Castro.

No Sábado, o líder Cubano enviou uma mensagem de parabéns a essa organização de TI que tem milhares de membros pelo país, como também equipamentos estado-da-arte e professores que ensinam sobre as técnicas digitais diferentes.

O Linux veio como uma alternativa gratuita ao programa Windows, criado pela empresa de Bill Gates, e ele provém ao usuário a liberdade de acessar o seu código fonte e modificá-lo, assim, melhorando a privacidade da informação. E é totalmente de graça.

O software foi criado em 1991 por um aluno concluinte chamado Linus Torvalds. Entre outras vantagens ele permite a compatibilidade com equipamentos que temos no país e é imune à maioria dos vírus de computador, diz o jornal.

Fonte: http://www.ghabuntu.com/2009/11/cuba-preparing-to-quit-windows-in-favor.html

Tradução de Rennê Lyra

Nenhum comentário:

Postar um comentário